Surdos aprovam aplicativo que traduz informações do Poupatempo para Libras

Surdos aprovam aplicativo que traduz informações do Poupatempo paraLibras

Mais de cem integrantes da comunidade surda já testaram o aplicativo quetraduz textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras)

O aplicativo que traduz de portuguêspara a Língua Brasileira de Sinais (Libras) as informações sobre serviçosprestados pelo Poupatempo foi testado por 102 surdos nos primeiros 40 dias detestes em três postos. A pesquisa com esse universo mostrou que 77,5% usariamnovamente e recomendariam a solução.

A solução foi desenvolvida pela startup HandTalk e os testes estão sendo realizados nos postos do Poupatempo da Sé, deSanto Amaro e de São José dos Campos desde o dia  1 de setembro e vão até o final do ano. O app permite que o deficiente auditivo tenha acesso a um vídeo emLibras, a partir de um código de resposta rápida (QR Code). Ao acessar o vídeo,ele fica sabendo, na Língua de Sinais, o que precisa para obter seu documento.

Para a realização dos testes, ocódigo de barras foi inserido no material informativo sobre o RG e a Carteirade Trabalho, que estão entre os serviços mais procurados no Poupatempo.

Escola para Surdos

Entre os surdos que participaram dostestes estão alunos da Escola para Surdos ‘Instituto Santa Teresinha’.Acompanhados por professores e pela vice-diretora Andrea Bast, os estudantesvisitaram o posto da Sé e foram recebidos por colaboradores treinados emLibras.  

Os postos disponibilizam tablets,com aplicativo para ler o código, para aqueles que não têm um smartphone.Este dispositivo é necessário para ler o QR Code e “conectar” o cidadão com oHugo (avatar criado pela Hand Talk para a comunicação via sinais).

Fotos disponíveis em:https://www.flickr.com/photos/poupatemposp/sets/72157675150988605/

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governodo Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp –Tecnologia da Informação. Desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, oPoupatempo já prestou mais de 512 milhões de atendimentos. Atualmente, contacom 72 postos fixos e uma unidade móvel, instalados em todas as regiõesadministrativas do Estado, que atendem mais de 175 mil cidadãos por dia. Em2016, o Poupatempo foi eleito pelo segundo ano consecutivo o ‘melhor serviçopúblico de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha. Em pesquisa anual desatisfação, o Poupatempo obteve 97% de aprovação dos usuários. A Prodesp, queadministra o Poupatempo desde a sua criação, foi eleita em 2016 a ‘melhorindústria digital do Brasil’, no ranking Melhores & Maiores da revistaExame.

_________________________________________________
Assessoria de Comunicação - Diretoriade Serviços ao Cidadão – Prodesp:comunicacao.poupatempo@sp.gov.br. Telefones: (11) 3247- 1384 / 1391 / 1398

 

Outras Notícias

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

História do 8 de março O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres...

Aviso de risco meteorológico

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informa que novas instabilidades formam-se no Estado, causando chuvas fortes...

Fausto Pinato diz que teve medo de ser morto por parecer sobre Cunha

Após ser destituído como relator do processo que investiga o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o deputad...

Safra de cana ganha força em novembro, mas não derruba preço do álcool

A safra de cana de açúcar ganhou força, na primeira metade de novembro.O volume total processado, nas usinas da regiã...