Local
Secretarias de Esportes, Cultura e Juventude e Meio Ambiente lançam projeto Espaço Verde da Fama
  • Secretarias de Esportes, Cultura e Juventude e Meio Ambiente lançam projeto Espaço Verde da Fama


Com o objetivo de integrar o esporte, a cultura, o meio ambiente e valorizar a história do município, a Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Juventude de Jales, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, lançaram o projeto Espaço Verde da Fama, na manhã da terça-feira, dia 1º de junho.

A ação visa, através do plantio de mudas, homenagear pessoas que atuam ou atuaram diretamente com o esporte, a cultura e o meio ambiente no município. Para isso, as praças públicas estão sendo adotadas para a exaltação de esportistas, artistas e ambientalistas jalesenses. A primeira escolhida foi a Praça Eurípedes Antônio de Oliveira, a “Praça Japonesa”, localizada em frente ao Terminal Rodoviário, que, recentemente, foi revitalizada pela Prefeitura Municipal.

Participaram do lançamento do projeto, o prefeito Luis Henrique Moreira, a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, o presidente da Câmara Municipal, Bismark Jun Iti Kuwakino, os vereadores Elder Mansueli, Bruno de Paula, Hilton Marques, Carol Amador e João Zanetoni, o secretário de Esportes, Cultura e Juventude, Wilter Guerzoni, a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Sandra Gigante, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Manoel de Aro, o secretário de Administração Reginaldo Viota, o secretário de Comunicação, Douglas Zílio, o chefe de gabinete, José Angelo Caparroz Vieira, colaboradores das respectivas pastas, Higor Arco, diretor do Conselho de Cultura, o vice-presidente do Nipo Jalesense, Fabio Kazuto, o maestro Edvaldo de Paula, o árbitro José Antonio de Carvalho e as famílias homenageadas, as irmãs Bello: Dora, Anna, Juraci, Aparecida (in memorian) e Dejanira, representando o esporte, mais especificamente o basquete jalesense, e Maria Stela Guimarães Rodrigues Silva, diretora e professora da Escola Edem Musical, por sua forte atuação cultural.

Na ocasião, duas mudas de ipês rosa, representando as duas famílias, foram plantadas e ao lado das mudas, foram instaladas no solo duas placas personalizadas com o nome das homenageadas.

Conforme explicou o secretário de Esportes, Cultura e Juventude, Wilter Guerzoni, “o projeto era para ter sido lançado no mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, mas por conta da pandemia, tivemos que adiar o lançamento, por isso decidimos homenagear essas importantes mulheres do nosso município que tanto contribuíram e enalteceram o esporte e a cultura na cidade. Sinto-me orgulhoso em tê-las em nossa comunidade”.

Segundo Wilter, o projeto pretende homenagear não só pessoas, como também equipes, entidades, agremiações, clubes esportivos, associações, escolas, bem como haverá tributo às pessoas falecidas, que a memória esportiva e cultural do município de Jales resgatará. “É uma homenagem simples, mas verdadeira e de coração. Agradeço a todas as equipes das secretarias municipais envolvidas que ajudaram a impulsionar este projeto, ao prefeito Luis Henrique e a vice Marynilda, ao Nipo Jalesense e ao gerente divisional da Sabesp, Gilmar Rodrigues de Jesus, grande parceiro da Praça Japonesa”.

O prefeito Luis Henrique Moreira parabenizou as homenageadas, agradeceu a presença dos vereadores e ressaltou o importante trabalho dos secretários municipais e servidores que têm feito uma grande gestão em meio a tantas dificuldades, “os notórios envolvimentos e os relevantes serviços prestados ao esporte, cultura e meio ambiente jalesense serão enaltecidos e perpetuados através desta importante ação das Secretarias de Esportes Cultura e Juventude e de Meio Ambiente que, além de estimular a preservação do meio ambiente, também está auxiliando no resgate da memória esportiva e cultural de Jales”.

As famílias Rodrigues Silva e Belo disseram que ficaram felizes e lisonjeadas com a homenagem. “Agradeço a Deus pela missão de ensinar e aprender. Me senti honrada com a homenagem da Secretaria de Esportes, Cultura e Juventude e finalizo com a frase de Cora Coralina: ‘feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina’. A missão do educador é sempre tocar os corações”, disse Maria Stela.

Dejanira Belo também agradeceu a iniciativa: “É uma honra vestirmos a camisa de Jales há mais de 70 anos e está sendo uma grande homenagem para nossa irmã Aparecida que faria 75 anos hoje. O nosso muito obrigado”.

As homenageadas

As irmãs Dora, Anna, Juraci, Aparecida e Dejanira, desde a infância e adolescência, se apaixonaram pelo basquete. Na época, foram incentivadas pelo saudoso Marino Manela, grande ícone do basquete regional. O tempo passou, formaram-se professoras, mas o gosto pelo esporte as levou às quadras por todo o tempo que durou o famoso time de basquete masculino, com tantos ídolos e que tornaram Jales muito conhecida por influência deste esporte. As irmãs participaram de muitos campeonatos, jogos infantis e Jogos Abertos do Interior, sempre acompanhadas pelo pai, Seu Quirino, que jogou futebol por um bom tempo.

Maria Stela Guimarães Rodrigues Silva, diretora e professora da Escola Edem Musical, sempre trabalhou em prol da cultura jalesense, desde o ano de 1978, quando chegou a Jales e adquiriu a Edem, onde permanece até hoje como diretora e professora de Teoria Musical e Piano, tendo proporcionado a formação de um imenso número de profissionais habilitados no ensino da música ao longo de todos estes anos. Com espírito empreendedor e grande desejo de participar e colaborar, trabalha até hoje em projetos sociais visando integrar a música ao cotidiano das pessoas, levando alegria e entretenimento ao realizar grandes eventos gratuitos, de recitais de piano com renomados artistas regionais para angariar fundos para entidades filantrópica, a apresentações de alunos e profissionais da música em audições e concertos e também através de organização e regência de corais em colaboração com entidades como a AVCC de Jales.

Fonte: Prefeitura de Jales/SP

01/06/2021/ 15:23:27
Outras Notícias
  • Como forma de prevenção da covid-19, Ouvidoria Municipal utiliza canais online para atendimento
Como forma de prevenção da covid-19, Ouvidoria Municipal utiliza canais online para atendimento
16/06/2021/ 15:12:05

A Ouvidoria Municipal, sistema utilizado pela Prefeitura de Jales, serve como um elo de ligação entre os munícipes e o Poder Executivo. Através dela, moradores podem apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias relacionadas a diversos setores da municipalidade. Por meio deste sistema é p...

  • Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é celebrado com carreata em Jales
Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa é celebrado com carreata em Jales
16/06/2021/ 07:29:08

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania participou, na manhã da terça-feira, dia 15 de junho, de uma carreata realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – CMDPI, percorrendo as principais ruas e avenidas da área central da cidade. Em alusão ao Dia Mundial de Conscientiza...

  • Prefeitura de Jales vai sortear carro 0 KM e TVs de Led na campanha “Imposto Premiado”
Prefeitura de Jales vai sortear carro 0 KM e TVs de Led na campanha “Imposto Premiado”
11/06/2021/ 10:40:56

Uma boa notícia para os contribuintes que pagam em dia os tributos municipais (IPTU, ITU e ISSQN): a Prefeitura de Jales lançou nesta sexta-feira, dia 11, a campanha “Imposto Premiado”, que sorteará um veículo zero quilômetro e três televisores Smart 55’’ Led 4K para os munícipes que estiverem em dia com os impost...

  • Vendas do dia dos namorados devem crescer até 12% em Jales, estima ACIJ
Vendas do dia dos namorados devem crescer até 12% em Jales, estima ACIJ
10/06/2021/ 12:43:01

Aposta da ACIJ foi na promoção Vale do Amor, que vai premiar casais com um fim de semana no resort, ensaios fotográficos e jantares românticos; comércio funciona em horário normal Mais de 200 empresas de Jales e outras de Paranapuã, Mesópolis e Dolcinópolis, estão participando da promoção Vale do Amor, realizad...