Hospital de Amor Jales completa 10 anos

Foi baseado em um sonho e motivado pela fé, que a unidade do Hospital de Amor em Jales (SP) foi inaugurada, há dez anos. No dia 10 de junho, a 1ª filial do Hospital de Câncer de Barretos – antigo nome da instituição – construída fora da cidade de Barretos (SP), comemora seu décimo aniversário em meio aos abraços e homenagens virtuais de seus pacientes, colaboradores e voluntários.

Com o objetivo de ‘desafogar’ os atendimentos realizados na matriz e atender toda a população da região noroeste do estado de São Paulo, o HA Jales foi criado, aproximando o tratamento oncológico de excelência e gratuito a milhares de pessoas daquela localidade.
Como tudo começou

Em 2008, dois anos antes da Fundação Pio XII instalar, definitivamente, o hospital no município, a
Associação Voluntária de Combate ao Câncer (AVCC) de Jales e o Rotary Club Grandes Lagos, inauguraram um centro de reabilitação, oferecendo atendimentos fisioterápicos para pacientes oncológicos em uma das alas do antigo prédio da ‘Fundação Massaru Kitayama’ (local onde atualmente funciona o ambulatório médico na unidade).

No ano de 2009, com a vinda da Unidade III do Hospital de Câncer de Barretos para Jales, esses mesmos
voluntários e rotarianos fizeram a doação do centro de reabilitação para a instituição, dando seguimento ao trabalho que já estava sendo realizado. De acordo com o presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata, na época, para que o projeto se concretizasse, foi realizado um grande movimento político na cidade e na região, com apoio de diversas lideranças e também do então deputado federal, Vadão Gomes. “Os 10 anos da unidade de Jales tem um significado muito grande na história do Hospital de Amor, pois foi a primeira filial que nós conseguimos construir fora do centro onde a instituição nasceu, que é Barretos, exercendo os mesmos valores, soluções, a mesma medicina, ou seja, sendo também o ‘Hospital de Amor’. Graças à essa conquista, fomos encorajados a ir mais longe! Fomos para a Amazônia, centro-oeste, nordeste e agora estamos chegando em Palmas, e o hospital de Jales foi o grande responsável por tudo isso, por isso eu me orgulho muito desta unidade”, afirmou Prata.

No início, o Hospital era dividido em apenas dois pavilhões e tinha capacidade para realizar, mensalmente: mais de sete mil exames de diagnóstico, 4.200 consultas e 300 cirurgias, além de 1.500 procedimentos de quimioterapia e 5.500 de radioterapia. Atualmente, a unidade oferece cerca de 12.223 exames de diagnóstico, 5.992 consultas, 128 cirurgias, 1.696 quimioterapias e 2.665 procedimentos de radioterapias.

“Fazer parte da equipe Hospital do Amor foi um presente que recebi quando o senhor Henrique Prata me convidou. Fico honrado em poder acompanhar a evolução desse trabalho durante esses 10 anos e ver o quanto crescemos e quantas pessoas passaram por aqui”, contou o diretor clínico e primeiro médico a atender na unidade, Dr. André Silveira.

Para o presidente do HA, a inauguração da unidade em Jales e a comemoração de seus 10 anos de existência, é a prova de que a providência divina existe. “Sem dúvidas, foi uma bênção para o Hospital de Amor. Muito obrigado a todos os colaboradores, corpo clínico e pacientes, por fazerem parte desta história verdadeira e nos encherem de orgulho. Parabéns a todos!”.

Humanização

Com o mesmo padrão de atendimento oferecido no centro oncológico em Barretos, a unidade de Jales também se tornou referência no tratamento humanizado aos pacientes.“Não tenho do que reclamar. Desde o primeiro dia que fui atendida no hospital para fazer um exame mamografia, até quando precisei fazer uma cirurgia de retirada dos lábios, pois uma ferida havia se transformado em câncer, eu recebi o melhor atendimento que alguém poderia receber. Eu agradeço pelo cuidado e carinho com tudo o que fazem nesta instituição”, declarou Aurora Rodrigues de Souza, de 53 anos - primeira paciente atendida pelo Hospital de Amor Jales.

“Aqui, temos a oportunidade de aprender todos os dias, com histórias que nos comovem e trajetórias que nos inspiram. Vejo que em todos os setores da unidade, o empenho e a dedicação dos profissionais são constantes, até mesmo nos momentos difíceis como este que estamos passando. Só nos resta agradecer e pedir que para tenhamos dias melhores”, esclareceu o diretor clínico.

Parceria de sucesso

Neste mês de junho, a Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Jales também celebra mais um ano de trabalho árduo em prol do HA. São 15 anos de dedicação total aos pacientes oncológicos, prestando assistência aos que estão em vulnerabilidade social.

Para presidente da entidade, Rosely Pupim a vinda do Hospital de Amor para Jales é uma imensa alegria para todos e essa parceria tão importante, é a realização do sonho das fundadoras da AVCC e dos voluntários. “Graças à essa parceria, conseguimos ter contato direto com os pacientes, que são a razão do nosso trabalho. É muito gratificante para nós a oportunidade de doar nosso tempo e trabalho em prol dos portadores desse mal que aflige tantas pessoas”, finalizou.

Fonte: Hospital do Amor de Jales

Outras Notícias

Jales recebe quatro novos respiradores que serão utilizados no enfrentamento à Covid-19 na Santa Casa

Já estão na Santa Casa de Misericórdia de Jales os quatro novos respiradores mecânicos entregues pelo governo do Esta...

UPA de Jales recebe tendas na área externa para atender pacientes com síndromes gripais

Com o objetivo de reorganizar o fluxo de pessoas e possibilitar melhoria no atendimento para a população de Jales e r...

Sabesp traz a Turma da Mônica para a Semana do Meio Ambiente

Ao longo desta semana, também acontecem lives e outras atividades nas redes sociais da Companhia com foco na pre...

Santa Casa de Jales firma “Termo de Fomento” com Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente CMDCA

A Santa Casa de Jales firmou no dia 29 de maio de 2020 um “Termo de Fomento” com a Prefeitura Municipal de Jales, com...

Nova fase do Plano São Paulo começa nesta segunda-feira (1º)

Nesta segunda-feira (1º), o estado inicia as ações ligadas aos protocolos sanitários do Plano São Paulo para permitir...