Local

Terceira Idade foi foco da “1ªPromoção da Saúde da Comunidade”

Local 06/07/2018/ 10:51:31
Terceira Idade foi foco da “1ªPromoção da Saúde da Comunidade”

TerceiraIdade foi foco da “1ªPromoção da Saúde da Comunidade”

 

A SecretariaMunicipal da Saúde (SMS), juntamente com o SAE/CTA (Serviço de AssistênciaEspecializada e Centro de Testagem e Aconselhamento), em parceria com aPastoral da Pessoa Idosa, ETEC e os cursos de Serviço Social e Enfermagem daUnijales, realizaram no sábado, dia 30 de junho, a “1ª Promoção da Saúde daComunidade”. O projeto é desenvolvido pelo Serviço de Atendimento aEspecialidades (SAE) visando à prevenção das infecções sexualmente transmissíveise promoção da saúde, que teve como finalidade auxiliar na identificação precocede agravos, iniciado o tratamento em tempo adequado, desta maneira prolongandoa vida do paciente, e ao mesmo tempo, garantido bem-estar da pessoa idosa.

 

Considerando que apopulação idosa corresponde a cerca de 20%, a Política Estadual de Saúde doIdoso, através da SMS tem por objetivo garantir a atenção integral à saúde daspessoas com 60 anos ou mais, promovendo a manutenção da capacidade funcional eda autonomia, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável. Atravésdisso, os serviços de saúde da cidade de Jales priorizam todas as ações nacomunidade que atende, cuida, previne os agravos e fazem promoção da saúde dosidosos.

 

Participaram doevento aproximadamente 60 pessoas, entre idosos e a comunidade. “Elesassistiram a palestra ministrada pelo médico Dr. Luiz Carlos Cervantes, ondeele explicou sobre a prevenção de doenças que surgem na terceira idade e podemser prevenidas através de algumas mudanças simples nos hábitos diários, entreelas, o comportamento alimentar, um dos principais aspectos para uma vidasaudável, com isso também é essencial à iniciação de atividades físicas, quepodem auxiliar e colaborar com o equilíbrio emocional. Desta forma, é possível,ainda, evitar a obesidade, o uso abusivo de remédios e outros problemas quepodem surgir nesta idade”, ressaltou a secretária de Saúde de Jales, MariaAparecida Moreira Martins.

 

Após a palestra aequipe do SAE/CTA e os alunos dos cursos de Enfermagem e Serviço Socialrealizaram testes rápidos, orientações e distribuições de panfletosinformativos e kits de prevenção à IST (Infecção Sexualmente Transmissível)para os idosos participantes da “1ª Promoção da Saúde da Comunidade”. Alémdestas ações foram distribuídos insumos de incentivo à adesão ao teste rápido eum belo café da manhã.

Outras Notícias